Nossa História

O Clube de Pais do Colégio Marista Paranaense nasceu em março de 1980, na época Alfredo Scremin estava à frente do projeto. Eloir Trovão, que está no clube desde a sua fundação, também participava das partidas. O que começou como uma simples distração de final de semana, acabou se tornando algo sério e hoje possui uma estrutura organizacional. Existe o presidente, a diretoria e o conselho administrativo, composto por ex-presidentes e pessoas que participam do clube há muitos anos.

No início, entre 1980 e 1985, não havia presidente. O professor Alfredo Scremin era o Coordenador de Esportes do Clube. Além dos pais e convidados, participavam também das partidas os alunos do Internato, que ficavam nas janelas de seus quartos esperando a oportunidade de serem chamados para jogar. Em 1986, foi dado o primeiro passo para a organização do Clube. Veiguinha foi eleito o primeiro presidente, tendo ficado no cargo também em 1987. Nos três anos seguintes, Batista foi o presidente e, em 1990, foi realizado o primeiro campeonato do Clube, denominado como Troféu Costelão.

Após a primeira competição, várias edições foram realizadas pelas diretorias e pelos presidentes Jorginho (de 1990 a 1998), Betão (de 1999 a 2002), Márcio Gubert (de 2003 a 2006), Trovão (de 2007 a 2008), Ney (de 2009 a 2010), Jeferson (de 2011 a 2012) e Xavier (de 2013 a 2014). O atual presidente é Kedny Bostelmann.

A cada ano, o Campeonato do Clube de Pais se aperfeiçoa e se torna ainda mais organizado. Um grande marco para o Clube aconteceu em 2002. Naquele ano, o Colégio, através do Irmão Frederico, disponibilizou ao Clube um espaço nos fundos do campo 1. Em conjunto, o Colégio e o Clube construíram um espaço com vestiários para os atletas e árbitros, cantina com churrasqueira, espaço para reuniões e banheiros próprios. Neste espaço, de propriedade do Colégio, os associados têm a oportunidade de se reunir e planejar as atividades esportivas, que acontecem aos finais de semana.

Com o passar do tempo, o Clube de Pais foi crescendo e sendo muito procurado. Em 2015, 290 pessoas fizeram seus cadastros para participar do Campeonato. Destes, 216 atletas participantes foram selecionados para as vagas entre pais de alunos, pais de ex-alunos e ex-alunos. Todos os pais do Colégio são convidados, sendo que para entrar passam por uma análise de abertura de vagas e histórico no Colégio. Aqueles que não entram no início da competição, compõe a lista de espera, que sempre é utilizada em caso de lesões de atletas, desistências ou indisciplina. Sim, existe uma análise criteriosa da disciplina dos atletas. Afinal, o Clube de Pais também segue os valores Maristas.

Os associados pagam uma anuidade para custeio das despesas com o campeonato, uniformes (uniforme 1 e uniforme 2), manutenção do campo e custeio da locação do campo e do espaço utilizado. Como a anuidade dos associados não é suficiente para pagamento de todas as despesas, o Campeonato conta também com renda advinda dos patrocínios de várias empresas parceiras.

A cada ano, o tema da competição é diferente. Já houve a Copa do Mundo, o Campeonato Paranaense Retrô, Campeonato Mexicano, entre outros. Em 2015, o tema é a Major League Soccer (MLS), Campeonato de futebol dos Estados Unidos. Os times que jogam no campo 1 aos finais de semana são: DC United, FC Dallas, Columbus Crew, Colorado Rapids, Chicago Fire, Houston Dynamo, LA Galaxy, Portland Timbers, Orlando City, New York City FC, New York Red Bulls e Seattle Sounders.

A estrutura do campeonato é muito detalhista e criteriosa. São 12 times com 18 atletas cada. O primeiro evento é a formação dos times. Os atletas são divididos em 17 grupos, separados por posição, critério técnico e de idade. O capitão de cada time, escolhido pela diretoria, é o responsável por fazer as escolhas para compor o seu time para toda a temporada. E é o capitão quem lidera a equipe durante todo o Campeonato, sendo que ele também é um atleta da equipe. Todos os atletas que comparecerem aos jogos devem atuar ao menos 45 minutos, independente da qualidade técnica.

Após a escolha das equipes, é realizado um evento de lançamento do Campeonato do Clube de Pais. Esta festa acontece para todos os atletas, familiares, amigos e patrocinadores. Neste evento são apresentadas as camisas dos times em um tradicional desfile de modelos. Também é exibido um vídeo de apresentação do Campeonato e são feitas as primeiras fotos das equipes. No final de semana seguinte à festa, é realizada uma palestra e o Torneio Início, que acontece durante um dia. Em 2015, o tema da palestra foi a “Qualidade de vida dentro das quatro linhas” com orientações importantes sobre o cuidado com a saúde antes de entrar nos gramados.

Neste ano, o Campeonato teve início no dia 14.02, sendo que acontecem 5 jogos por final de semana. A previsão é que se estenda até o início de dezembro, período em que o grande vencedor é definido. Em cada rodada é eleito “O Craque da Rodada”. Ou seja, o jogador que tem o melhor desempenho é escolhido, o que aguça a competitividade do campeonato e a qualidade dos jogadores. Até o final do ano estão programados mais dois eventos: a feijoada e a festa de final de ano. Na feijoada, é lançado o tradicional álbum de figurinhas do Clube de Pais com as fotos de todos os atletas. O álbum é motivo de grande interação entre os atletas, suas famílias e amigos.

O grande objetivo do Clube de Pais é a integração com o Colégio Marista Paranaense, vivenciando os valores Maristas como verdadeira oportunidade de encontro das famílias, colaboradores e ex-alunos Maristas.