Equipes

Parma

Parma Calcio 1913 (ex-Società Sportiva Dilettantistica Parma Calcio 1913, Parma Football Club e Parma Associazione Calcio) é um clube de futebol italiano profissional com sede em Parma.

Fundado como Verdi Foot Ball Club, em 27 de julho de 1913, o clube mudou seu nome em dezembro do mesmo ano.

Tradicional clube da Itália, que revelou Buffon, entre outros, o time manda seus jogos no Estádio Ennio Tardini, com capacidade para 29.956 lugares, desde 1901.

Apesar de Parma nunca ter ganho o título da Liga Italiana série A e nunca competir por troféus principais até os anos 1990, ele ganhou três Copas da Italia e uma Supercopa Italiana, bem como duas Copas da UEFA, uma Supercopa Europeia e uma Taça dos Clubes Vencedores de Taças. O clube ganhou todos os oito destes troféus entre 1992 e 2002, período em que também alcançou sua melhor colocação da Liga – como vice-campeão na temporada 1996-1997.

Em 22 de junho de 2015, o tribunal decretou sua segunda falência (a primeira havia sido em 2004), após somar mais de € 220 milhões de dívidas. Dessa forma, uma nova entidade do Parma teve que recomeçar sua trajetória no futebol desde a Serie D italiana, o nível amador mais baixo do futebol da “bota chulé”.

Atletas

TBD