Equipes

Argentinos Juniors Banfield Boca Juniors Estudiantes Independiente Lanus NOB Racing River Plate Rosario Central San Lorenzo Velez
River Plate

Club Atlético River Plate, simplesmente conhecido como River Plate ou apenas River, é um clube de futebol da Argentina, fundado no dia 25 de maio de 1901.

Como ambos são bairros nobres, o River é estereotipado como o time da elite portenha, entretanto, sua origem, tal qual a do maior rival, foi no bairro de La Boca, às margens do Rio da Prata, entre as ruas Aristóbulo del Valle; Caboto e Brandsen, sendo que nesta última, a apenas 800 metros, está situado o estádio La Bombonera, casa do Boca Juniors.

Um de seus fundadores, Pedro Martínez, se sentiu atraído pelas enormes caixas vindas da Escócia no Porto de Buenos Aires com a inscrição “River Plate” e ele propôs esse nome, que foi aprovado, para o novo clube.

Muitos dizem, de forma simplista, que prata em inglês é silver e portanto estaria errada a tradução, entretanto, o nome como é conhecido o Rio da Prata na comunidade britânica é realmente River Plate (Rio da Prata em português) e não Silver River, tanto que a primeira grande batalha naval da Segunda Guerra Mundial, episódio da História mundial conhecido como ‘Batalha do Rio da Prata‘, que foi travada entre as Marinhas Inglesa e Alemã em 13 de dezembro de 1939, próximo ao Estuário do Rio da Prata, é conhecida em inglês como ‘The Battle of the River Plate‘. Tal fato histórico foi transformado em filme em 1956.

O River Plate faz com o Boca Juniors o maior clássico da Argentina, Boca versus River, também conhecido como El Superclásico.

Atletas