Equipes

Roma

A Associazione Sportiva Roma S.p.A, abreviada como A.S. Roma ou simplesmente Roma, é um clube esportivo italiano da cidade de Roma.

Fundada em 7 de junho de 1927 e atualmente militante na primeira divisão do Campeonato Italiano. Em 89 anos de história, participou praticamente de todos os campeonatos da elite italiana (à exceção de 1951-52), vencendo 3 edições do Campeonato Italiano, 9 da Copa da Italia e 2 da Supercopa Italiana.

Na Europa, os melhores resultados obtidos foram as vitórias na Fairs Cup na temporada 1960-61 e do Torneio Anglo-Italiano de 1972, além de uma final de UEFA Champions League perdida contra o Liverpool em 1984 e outro revés em uma final de Copa UEFA em 1991 ante a Internazionale. A Roma já esteve na primeira posição do ranking mundial de clubes da IFFHS em 1991, e atualmente ocupa a 38ª posição.

A Roma é um dos membros da Associação dos Clubes Europeus – ECA, que substituiu o G-14, e é composta pelos principais clubes de futebol reunidos em consórcio a fim de obter uma tutela comum dos direitos esportivos, legais e televisivos, frente à FIFA, sendo uma das três equipes italianas (junto com seu rival Lazio e Juventus) a ser cotada na bolsa de valores.

Faz com a Lazio o Derby della Capitale, sendo considerada como a segunda maior rivalidade do futebol italiano, perdendo apenas pra Milan e Internazionale.

Atletas

Alessandro Ravazzani