Equipes

Sampdoria

Unione Calcio Sampdoria é um clube de futebol situado em Gênova, Itália.

O clube foi fundado em 1946 pela fusão de dois clubes de esportes, Ginnastica Sampierdarenese e Società Ginnastica Andrea Doria.

Ambos tem o nome grafado no novo clube criado e também os uniformes refletem isso, o primeiro sendo uma fusão dos nomes dos dois antigos clubes, o segundo incorporando as cores das antigas equipes (azul-branco e vermelho-preto) em um único uniforme. Suas cores então são azul com branco, com listras vermelhas e pretas, daí o apelido Blucerchiati.

A Sampdoria manda seus jogos no Estádio Luigi Ferraris, o qual compartilha com outro clube de Gênova, o Genoa Cricket and Football Club. O clássico entre os dois times é comumente conhecido como Derby della Lanterna.

Obteve o scudetto na temporada 1990-91. O clube venceu a Coppa Italia 4 vezes (1984-85, 1987-88, 1988-89 e 1993-94). O seu maior sucesso europeu veio quando A Samp venceu a Copa dos Vencedores de Copas da UEFA, em 1989-90. também alcançou a final da Liga dos Campeões da UEFA em 1991-92, perdendo para o Barcelona por 1 a 0.

A Sampdoria volta a competir na Serie A italiana, depois de em 2011 ter descido à Série B. No play-off final para a subida, ultrapassou o Sassuolo e o Varese, tendo alcançado assim a sua promoção na última vaga restante.

Atletas

TBD