Equipes

Torino

Torino Football Club é um clube de futebol italiano, com sede em Turim, capital do Piemonte.

O Torino é o quinto maior campeão nacional, com sete conquistas do Campeonato Italiano e cinco da Coppa Italia, sendo também um grande colecionador de títulos nas categorias de base. Em competições da UEFA a sua melhor participação foi o vice campeonato da Copa UEFA de 1991-1992.

Tendo sido fundado em 3 de dezembro de 1906 na Cervejaria Voigt, em Turim, por membros dos extintos Internationale Torino (fundada em 1891), FC Torinese (fundado em 1894) e dissidentes da Juventus, o clube usou o nome AC Torino até 1970, ficando como Torino Calcio entre 1970 e 2005, quando rebatizou-se como Torino FC, mandando os seus jogos no Estádio Olímpico Grande Torino, com capacidade para cerca de 28.000 espectadores. Seu uniforme habitual é composto por camisa grená, calção branco e meias grenás, pretas ou com variações das duas cores, daí seu apelido ser Il Granata (grená) ou Il Toro (O Touro).

O seu grande rival é a Juventus, com quem já compartilhou os antigos estádios da cidade, o Delle Alpi e o Olímpico, com os dois clubes disputando o clássico conhecido como Derby della Mole.

Segundo pesquisa do Instituto Doxa em 2003, o Torino seria a oitava maior torcida italiana, com 1,9% da preferência dos torcedores italianos, o que equivaleria a 1.098.200 torcedores do Toro.

Atletas

Álvaro