Notícias

03.08.16 | TRAC Comunicação

Coluna do Grelove

Novamente eu aqui para a “Coluna do Grelove”. Para fazer essa coluna, pedirei desculpas ao pessoal mais velho do clube, que já conhece toda (ou quase toda) a história do mesmo e listarei uma série de fatos e curiosidades que imagino que serão novidades para uma boa parte dos associados mais novos.

O fato é que: eu frequento esse clube desde 1990, quando o ex-fumante, ex-obeso, ex-bigodudo, ex-sedentário e ex-goleiro, o Betão decidiu pela primeira vez comparecer a uma pelada do clube, convidado pelo lendário Alfredo Scremin, depois de minha aula na Escolinha de Futsal. A participação dele foi de 15 minutos em campo. Saiu ofegante pensando que estava enfartando… Ali, com 7 ou 8 anos de idade (não lembro o mês), comecei a frequentar o Clube de Pais, durante meus finais de semana.

Ao longo desses anos, colecionei algumas memórias interessantes que gostaria de compartilhar aqui.

20 Fatos e curiosidades sobre o Clube de Pais

1. Você sabia…. que o Clube de Pais foi “fundado” em 1980, pelo então professor de educação física, Alfredo Carlos Scremin? Entretanto, nos primeiros 10 anos, nunca houve um campeonato. Eram apenas peladas realizadas entre pais, alunos, convidados e funcionários. Dos membros atuais do Clube, ao que me lembro, apenas o Trovão e o Tadeu eram membros ativos desde o início da década de 80.

2. Você sabia… que o primeiro campeonato aconteceu no ano de 1990? Eu não lembro, mas imagino que deve ter sido um quadrangular de final de semana ou algo do tipo.

3. O primeiro campeonato que me lembro, foi o campeonato Paranaense, realizado no primeiro semestre de 1995. Eram poucos times, visto que não tínhamos muitos membros no Clube, inclusive recheado pelos, hoje, “quase extintos” convidados. Nesse campeonato, o Coritiba doou um jogo de camisas para o campeonato. Atlético, Londrina e Paraná emprestaram, mas tivemos que devolver. E por fim, o Paranavaí e o Rio Branco foram representados por uniformes “genéricos”. Jogos de camisa da cor dos uniformes oficiais. Até hoje temos alguns desses uniformes espalhados pelo clube.

4. Ainda em 1995, a diretoria, querendo promover o campeonato, ofereceu à melhor torcida, um lanche do McDonalds. Resultado, a criançada esperta se reuniu e torceu toda para um único time… independente do pai estar jogando em outro time. Não lembro se me pagaram esse lanche.

5. Você sabia… que até a alguns anos, o colégio tinha 3 campos de futebol? Campo 1 (o atual), campo 2 (onde hoje está aquele suíço e o ginásio) e o Campo 3, (onde fica o Playground da Educação Infantil). O Campeonato Paranaense de 1995 foi realizado no Campo 3, que tinha dimensões reduzidas (futebol suíço). No segundo semestre do mesmo ano, foi realizado outro campeonato. Uma Copa do Mundo, também com alguns uniformes improvisados, aí nos Campos 1 e 2.

6. Você sabia… que até o campeonato de 2000, o famoso campeonato “das cores”, cujos times tinham os nomes dos estados do Brasil, o campeonato era disputado dividido entre os campos 1 e 2?

7. Falando nesse campeonato de 2000, podemos dizer que esse foi o nosso primeiro campeonato com um patrocinador. Todos os uniformes foram doados pelo vereador Rui Hara. Cada uniforme era inteiro de uma cor (tinha Azul, Amarelo, Laranja, Vermelho, Preto, Cinza, Branco e Verde). Cada time tinha o nome de um estado. Que obviamente ninguém lembra. O que me lembro é que eu jogava no Branco. E o Azul foi o campeão.

8. Um ano antes, 1999, foi o ano em que estreei no campeonato. Foi um ano diferente, pois eram dois campeonatos distintos ao mesmo tempo. Um para velhos e outro para novos. O tema? Até hoje não sabemos. O que me lembro é que havia uma empresa de Santa Catarina que tinha alguns jogos de camisas prontos, com times do mundo inteiro, inclusive do Japão. Ajax, Fiorentina, Peñarol, Nacional do Uruguai, Verdy Kawasaki, PSG, etc… A única preocupação era ter um time, independente do tema. Esse também foi o único ano em que alunos do 2º e 3º ano puderam jogar. Por falta de uniformes, lembro-me que o La Coruña jogou com um uniforme genérico. E o Nacional do Uruguai foi um time catado, que entrou no campeonato para completar a tabela. Era um time tão bom que acabou sendo desmontado para equilíbrio do campeonato. Acabou ficando na lanterna. Ainda em 1999, cada time do campeonato dos velhos poderia emprestar 2 ou 3 jogadores para um time de novos. Isso porque houve alto índice de WxOs nesse ano. Os jogos eram fim de semana sim, fim de semana não.

9. Você sabia… que o ano de 2001 foi o primeiro ano em que mandamos confeccionar os uniformes? Com a mesma Oceânica (na época Oceano), que nos fornece até hoje.

10. Você sabia… que o ano de 2002 foi o primeiro campeonato com tema e com patrocínio? Era apenas uma empresa que patrocinava o clube, a Vale Fértil. E o tema foi a Copa do Mundo. Bélgica Campeã. Em 2003 e 2004 também tivemos patrocinador único. A Arte e Teto. Patrocinando a Copa Uefa e a Libertadores respectivamente.

11. Falando em Copa Uefa de 2003, esse foi o último ano em que foram realizados dois campeonatos no mesmo ano.

12. Você sabia… que no segundo campeonato em 2003, houve um sorteio para que os kits mudassem de time?

13. Você sabia… que 2003 também foi o primeiro ano em que a escolha dos goleiros passou a ser livre e que a escolha passou a ser dirigida (formaram-se os famosos “kits”)? Antes, até 2002, os goleiros faziam parte da escolha, que não era feita por kits. Era uma “cumbuca” com todos os nomes. Cada time escolhia uma vez. Sem nenhum direcionamento.

14. Você sabia… que 2004 foi o primeiro ano em que tivemos um patrocinador em cada time? Também foi o único ano em que tentamos confeccionar o uniforme fora da Oceano. Deu no que deu. Atrasou o início do campeonato e nunca mais arriscamos trocar o fornecedor de material.

15. A partir de 2004, os patrocinadores foram aumentando, o número de atletas por time também, o número de times também e hoje chegamos ao monstro que somos hoje. O campeonato que começou com 6 times de 14 atletas hoje tem 12 times com 18 atletas.

16. Você sabia… que em toda a história do clube, mesmo com tantas divergências de opiniões, nunca houve uma eleição com bate-chapa? O presidente seguinte sempre foi indicado e aceito por aclamação pela diretoria em exercício.

17. Você sabia… que as primeiras reuniões ocorriam da sala da Coordenação de Esportes, que ficava no antigo ginásio?

18. Você sabia… que a Sede atual do Clube foi construída somente em 2002? O Colégio cedeu o espaço, que tinha apenas algumas árvores e o clube levantou fundos, com apoio dos associados para a construção da Sede. Lembro-me que o Oscarzinho cedeu os tijolos, por exemplo.

19. Você sabia… que antes da construção da sede atual, o vestiário ficava no espaço logo abaixo da atual biblioteca, de frente para as quadras esportivas? Chuveiros elétricos, pouco espaço e muitas boas memórias!

20. Você sabia… que era permitido o consumo de bebidas alcoólicas na Cantina do Mário, que ficava onde hoje está a Coordenação de Esportes? Não preciso nem dizer que após os jogos, os atletas ficavam no colégio até de madrugada. E as crianças também.

Tudo o que foi construído e o ponto em que chegamos hoje foi apoiado em dois pilares: a diversão e a amizade. São esses dois pilares que dão sentido à coisa e que temos que manter sempre firmes e fortes, pois são eles que sustentam o clube.

Grande abraço a todos!

« Voltar para Notícias
Deixe seu Comentário