O Clube de Pais, além de todas as alegrias semanais, me possibilitou atravessar fronteiras e jogar em gramados internacionais! Através de um convite do Mauri, estreei aos meus 50 anos na Copa Caribe 2011, jogando pela Rádio Clube de Campo Grande, MS. O time Curitibano já estava completo e acabou sendo Campeão com o Mauri, Didi e Zé Portuga representando o Marista! Como o pessoal de lá não me conhecia, fiz um regime e reduzi meus 98 quilos para 84, ficando fino e de olho numa vaga de titular no time. Mas, como “estrangeiro”, não fui aproveitado como pretendia. O time foi para jogar duas partidas e, mesmo vencendo a 1a., não se esforçou para vencer a segunda para usufruir do “All Inclusive” do hotel.
Em 2013, atravessamos o Atlântico e fomos jogar a Copa Europa (Portugal e Espanha). O time do 60 foi campeão na Copa Espanha com Mauri, Trovão e Miguel, sendo campeões Maristas em outro continente no Ramon de Carranza em Cádiz. A mim e ao Oscar restaram os 3o. lugares nos dois Países. Registrei meu gol internacional em gramados Hispânicos, ponto alto em minha carreira, tendo que marcar 3 vezes pra valer 1. No primeiro, o Oscar cruzou da linha de fundo para trás e o maldoso bandeira espanhol deu impedimento meu que vinha na pequena área. No segundo, o Oscar bateu o escanteio, pulei junto com o goleiro e desviei de cabeça e o maldoso do juiz deu gol olímpico pro Oscar. No terceiro, fui lançado… o goleiro veio e dividiu comigo, tirei a bola pra esquerda, sobrei sozinho na cara do gol e rolei tranquilo pro gol vazio. Como chovia, o Trovão (o nosso, não o climático) taxou: “Hoje o Homer fez de tudo em campo, até chover!”.
2014 em Cancun, mesmo ganhando as duas partidas disputadas, perdemos no saldo de gols pro time que não cruzamos (Santos, SP) na chave de 4, tendo jogado contra os mesmos adversários nos dias seguintes ao nosso. Voltei ao Brasil motivado pra alavancar e ser campeão pela França em nossa Copa do Mundo.
2015 no Panamá, em um combinado com BH, Mauri, Miguel, Serjão, Sinésio foram campeões no 60 e Oscar e Eu fomos campeões no 50! E coube a honra de estrear oficialmente o PRIMEIRO time exclusivamente MARISTA na categoria 40, em que desfilaram desde o Garoto Bil ao veterano Seu Zé. Entre os quarentões atuaram também: Tadeu, Betão, Nicolau, Ney, Bizinelli, Jefico, Serjão, Belon, Marcio Matador, entre outros. Porém, acostumados a correr com os garotos desde 20 anos que atuam em nosso campeonato, foram vencidos pelo sol Panamenho! Tendo que atuar no pior horário, reservado aos “garotos do quarentinha”, jogavam entre 11h e 15 horas. O resultado parecia um jogo de boliche “derrubando” nossos craques, que se revezavam no banco para descansar e se hidratar.
Em 2016, na República Dominicana, Mauri garimpou no Clube de Pais e levou meio time: Oscar, Alvaro, Beto, Zanelato, Gulin e Homer para se sagrar Bi-Campeão 50 e Mauri, Miguel, Luisinho e Wilmar para o vice do 60!
Mas, nossos atletas foram protagonistas na equipe do UNO de Curitiba. No primeiro jogo, faltando um minuto para acabar, tendo sido anotada uma falta na proximidade da área, Zanelato pediu para bater e anotou de falta o gol da vitória. Um eventual empate teria sido fatal para a classificação. Na segunda partida, placar fácil de 4 x 1 com sobras. Na final, após jogada na área, Alvaro sofre pênalti, Oscar bate ao final do 1o. tempo. O motor Beto da lateral pede substituição. Solicitação não aceita pelo banco e Técnico, Beto tem que jogar o segundo tempo, só saindo esgotado faltando 2 minutos para o término e comemorar! E ainda, emplacamos o melhor goleiro da categoria com o Gulin.
Agora, para a Copa Brasil em novembro, um “Exército” de mais de 50 jogadores e familiares Maristas invadirão o Recife e levarão a alegria e união que desfrutamos todo fim de semana para terras Pernambucanas. Quem quiser está convidado para fazer parte desta Festa!
Mauro