O Clube de Pais do Colégio Marista Paranaense vai homenagear em 2018 os clubes mais tradicionais do futebol argentino. Saiba um pouco mais sobre os 14 times que entrarão em campo pela Superliga Argentina de Fútbol.
ASOCIACIÓN ATLÉTICA ARGENTINOS JUNIORS
Cidade: Buenos Aires (La Paternal)
Apelido: Bicho Colorado
Fundado em 1904, tem 113 anos de história. Mas foi no início da década de 1980 que se tornou mundialmente conhecido, por ter revelado Diego Armando Maradona. Como profissional, o craque vestiu a camisa vermelha por quatro temporadas, de 1976 a 1980. Em 1981, foi emprestado ao Boca Juniors e depois vendido ao Barcelona. Com 7 milhões de dólares no caixa, o Argentinos Juniors conseguiu montar um timaço e conquistou seus maiores títulos: o bicampeonato argentino em 1984 e 1985 e a Copa Libertadores de 1985.
CLUB ATLÉTICO BANFIELD
Cidade: Lomas de Zamora
Apelido: El Taladro (A Furadeira)
Leva o nome do bairro onde desembarcaram os imigrantes ingleses que fundaram o clube, em 1896. Tem como seu maior rival o Lanús, também sediado no sul da Grande Buenos Aires. Foi o primeiro time a conquistar a segunda divisão argentina, em 1899, título que voltou a conquistar por mais oito vezes. Montou grandes equipes na década de 1940, quando ganhou o apelido de El Taladro, mas só conseguiu conquistar o Campeonato Argentino da primeira divisão em 2009, sua principal conquista até hoje.
CLUB ATLÉTICO BOCA JUNIORS
Cidade: Buenos Aires (La Boca)
Apelido: Xeneizes ou Bosteros
É o clube com a maior torcida do país e tudo que o envolve é superlativo. Por sua popularidade, é conhecido como “La Mitad mas Uno”, o time de coração da maioria dos argentinos. Com uma história cheia de conquistas e craques, é o clube do continente americano com mais títulos internacionais, entre os quais se destacam três Mundiais e seis Libertadores. Seu estádio é a mítica Bombonera, idolatrado pelos xeneizes e temido pelos adversários. Dizem que ele não treme, mas pulsa.
CLUB ATLÉTICO HURACÁN
Cidade: Buenos Aires (Parque Patricios)
Apelido: El Globo (O Balão)
Um dos fundadores do clube foi o aviador e engenheiro argentino, Jorge Newbery, famoso por ter dirigido um balão chamado El Huracán. Foi campeão da Primeira Divisão cinco vezes: 1921, 1922, 1925, 1928 e 1973, além de ter vencido sete copas nacionais. Seu rival histórico é o San Lorenzo, com quem protagoniza o chamado “Clásico del Barrio”. O estádio do Huracán é o Tomás Adolfo Ducó, conhecido como “El Palácio”, com capacidade para 49.314 espectadores.
CLUB ATLÉTICO INDEPENDIENTE
Cidade: Avellaneda
Apelido: El Rojo
Sete vezes campeão da Copa Libertadores. Este é um feito do qual apenas o Independiente pode se orgulhar. Os anos 70 foram a época de ouro da equipe, que ergueu por quatro anos seguidos o troféu mais importante do continente. E os títulos da Libertadores são apenas uma parte da coleção de taças internacionais do clube, que também incluem três Mundiais, Recopas, Supercopas… A mais recente é a Copa Sul-Americana de 2017. São tantas as conquistas que o clube carrega a alcunha de “Rey de Copas”.
CLUB ATLÉTICO LANÚS
Cidade: Lanús
Apelido: Granate
O atual vice-campeão da Libertadores se orgulha de ser “O Maior Clube de Bairro do Mundo”. A inscrição está em seu estádio, conhecido como La Fortaleza. Fundado em 1915, passou a maior parte de sua história restrito à tradição local. Mas, no final dos anos 1990, mudou de patamar, acrescentando a seu currículo grandes conquistas nacionais e internacionais, vencendo três vezes o Campeonato Argentino, a Copa Conmebol de 1996 e a Copa Sul-Americana de 2013.
CLUB ATLÉTICO NEWELL’S OLD BOYS
Cidade: Rosário
Apelido: Los Leprosos
O rubro-negro de Rosário é o time de fora da Grande Buenos Aires que mais vezes conquistou o Campeonato Argentino. Foram seis conquistas nacionais, a última delas em 2013. Seu grande rival é o Rosario Central, com quem disputa o maior clássico do interior do país. Dois dos maiores jogadores da história já vestiram a camisa do Newell’s. Diego Maradona jogou pelo clube quando retornou ao país, em 1993 e 1994. E Lionel Messi foi revelado nas “cancheras” leprosas, de onde saiu aos 13 anos direto para o Barcelona.
CLUB ATLÉTICO RIVER PLATE
Cidade: Buenos Aires (Núñez)
Apelido: Millonarios ou Gallinas
É o maior campeão do Campeonato Argentino, com 36 títulos. Carrega o apelido de Millonarios por ter se mudado do bairro de La Boca, onde foi fundado, para o aristocrático Núñez. É o proprietário do maior estádio do país, o Monumental, atualmente com capacidade para mais de 60 mil pessoas. Já foi casa de inúmeros grandes craques, como Moreno, Di Stéfano, Labruna, Perfumo, Kempes, Francescoli, Higuaín e muitos outros, ao longo de sua riquíssima história.
CLUB ATLÉTICO ROSÁRIO CENTRAL
Cidade: Rosário
Apelido: Los Canallas
É um dos clubes mais antigos da Argentina, fundado em 1889. Tem uma das torcidas mais fanáticas do país e manda seus jogos no estádio Gigante del Arroyito, com capacidade para 41 mil pessoas. Foi o primeiro clube do interior a conquistar o campeonato nacional na era profissional, em 1971, título que venceu outras três vezes. Também é o primeiro do interior a levantar uma taça internacional: a Copa Conmebol de 1995. O Newell’s Old Boys é seu grande rival, com quem disputa o Clássico Rosarino.
CLUB ATLÉTICO SAN LORENZO DE ALMAGRO
Cidade: Buenos Aires (Almagro)
Apelido: El Ciclón
O clube do bairro de Almagro esteve em evidência nos últimos anos pela conquista da Libertadores de 2014 e por ser o time do coração do Papa Francisco. Mas o time azul e grená tem uma história riquíssima e é considerado um dos cinco grandes do futebol argentino. É o único time do país que leva vantagem nos confrontos diretos contra o Boca Juniors. Tem em sua galeria 14 troféus do Campeonato Argentino.
CLUB ATLÉTICO VÉLEZ SARSFIELD
Cidade: Buenos Aires (Liniers)
Apelido: El Fortín
As maiores conquistas do clube aconteceram em 1994. Liderado pelo goleiro Chilavert, derrotou o São Paulo de Telê Santana em um Morumbi completamente lotado e conquistou a Libertadores. Depois, se tornou campeão mundial ao derrotar o Milan de Fábio Capello. Mas a história do Vélez tem muito mais glórias além dessas. É o quarto clube que mais venceu o campeonato argentino na era profissional, com dez títulos. Pelas conquistas mais recentes, desde 1993, também é chamado de “O Novo Grande”.
CLUB DE GIMNASIA Y ESGRIMA LA PLATA
Cidade: La Plata
Apelido: El Lobo
É o clube mais antigo em atividade na Argentina, fundado em 1887. Seu único título da primeira divisão do Campeonato Argentino foi conquistado ainda na era amadora, em 1929. Um de seus maiores feitos é ter vencido o Real Madrid, em pleno estádio Santiago Bernabéu, por 3 a 2, em 1931. Outra vitória histórica do “Lobo” aconteceu em 1996, quando o time participou do amistoso de reabertura do estádio La Bombonera e goleou o Boca Juniors pelo inacreditável placar de 6 a 0.
CLUB ESTUDIANTES DE LA PLATA
Cidade: La Plata
Apelido: Pincharratas
A época de ouro do Estudiantes aconteceu entre o final dos anos 1960 e início dos 70, quando chegou a ser considerado o melhor time do planeta. Foram três conquistas seguidas da Libertadores e um Mundial, em 1969. Na época, seu grande craque era Juan Ramón Verón, conhecido como “La Bruja”. Seu filho, Sebastián Verón, jogou em grandes clubes europeus e retornou ao Estudiantes em 2009, quando levou o clube a uma nova conquista da Libertadores. Atualmente, é o presidente do clube.
RACING CLUB DE AVELLANEDA
Cidade: Avellaneda
Apelido: La Academia
É chamado por sua torcida de o “Primeiro Grande”, por ter dominado a era amadora do futebol portenho. Entre 1913 e 1925, conquistou nove vezes o Campeonato Argentino, sete deles de forma consecutiva. Na era profissional, foram mais oito conquistas nacionais, além de uma Libertadores e um Mundial, ambos em 1967. Seu estádio, com capacidade para 50 mil pessoas, se chama Juan Domingos Perón, em homenagem ao histórico presidente argentino, que era torcedor do clube.