Notícias

29.02.16 | TRAC Comunicação

DICAS DO DUDU GASPERIN “VACARIA”

O que você sabe sobre treinamento cardiorrespiratório e futebol?

Quando pergunto sobre os treinamentos, várias vezes escuto a mesma resposta dos atletas: “já corro 10km no Parque Barigui” ou mesmo “faço 40min na esteira”. Alguns mandam fotos dos treinos nos grupos de WhatsApp mostrando o painel das esteiras e percebo que é um erro comum treinar para o campeonato utilizando as chamadas corridas contínuas.

Um atleta de futebol profissional corre, em média, 12km por jogo, chegando até 15km se for volante. Mas o importante é saber de que maneira ele percorre essa distância.

Um dos maiores estudiosos da fisiologia do futebol, Jens Bangsbo (1996) estabelece alguns parâmetros principais de tempo, velocidade e distância para um atleta de futebol profissional, em média:

Tabela atividades em campo
Agora, veja a comparação entre o gráfico de frequência cardíaca de um atleta de futebol com o de um corredor de 10 km:                

Gráfico

Observe o sobe e desce da frequência cardíaca no gráfico do atleta de futebol. Portanto, a dica de hoje é trocar os treinos de velocidades constantes, que têm uma especificidade baixa, pelos intervalados com alternância de ritmo e alta especificidade, como:

1- 1 min corrida rápida / 1 min caminhando (20 min iniciante)
2- 100m rápidos+100m corrida leve+100m rápidos +200m caminhando (6 séries para iniciantes)

A quantidade de séries e a intensidade da velocidade dependem da condição física de cada um. Para que o treino seja mais efetivo é importante realizar um teste prévio de esforço com ergoespirômetro, no qual são estabelecidas as zonas alvo de velocidade e frequência cardíaca e o acompanhamento de um profissional de Educação Física, que vai planificar e otimizar seu treino.

BOM TREINAMENTO A TODOS !!!

 

« Voltar para Notícias
Deixe seu Comentário