Olá pessoal.
É com grande satisfação que a partir de hoje escreverei uma coluna com dicas de treinamento para ajudar a todos os participantes da Ligue 1.
A ideia nasceu após constatar a grande quantidade de lesões que ocorrem durante os jogos, sendo que muitas delas poderiam ser evitadas respeitando regras simples como aquecimento correto e limites do corpo.
Mas nessa primeira coluna gostaria que vocês conhecessem um pouco da minha história profissional e de onde vem muitas das dicas que passarei na sequência.
Formei-me em Educação Física pela UFPR e tenho uma especialização em Treinamento Desportivo pelo INEF- Espanha. Fui atleta do Paraná Clube em 1993 e Atlético Paranaense em 1994, além de 4 meses na equipe B do Real Madrid em 1999. Lá pude aprender não só sobre exercícios e métodos de treino como também o profissionalismo que cerca uma das maiores equipes do mundo. Treinei com Iker Casillas, Raul, Seedorf, entre outros. Mas a minha história no futebol seria escrita de verdade fora das quatro linhas. Em 2000, trabalhei no Prudentópolis e no Operário Ponta Grossa. No ano seguinte, junto com meu pai, colocamos o Atlético de Ibirama na 1ª Divisão. Lá ainda trabalhei em 2004, 2005, 2006, 2007 e 2009, disputando duas finais de campeonato da 1ª Divisão. Em 2002, colocamos o Caxias de Joinville na 1ª Divisão, sendo vice-campeões no ano seguinte.
Ainda em 2003 colocamos o Glória de Vacaria na chave de elite do Campeonato Gaúcho e, no ano seguinte, disputamos a semifinal. Em 2003, pelo Caxias-RS disputei a Série B do Campeonato Brasileiro e, em 2008, formamos e treinamos a equipe que seria campeã paraense pelo Remo-PA. Devido a doença e posterior falecimento do meu pai, retornei a Curitiba onde trabalho como preparador físico e personal trainer.
Durante os últimos 5 anos, tenho me dedicado a fazer seletos cursos e estudar as profundas modificações que o treinamento desportivo passa e espero poder ajudar vocês a terem um bom ano esportivo. Só não vale usar as dicas para fazer gols em mim!!!
Desejo a todos muito sucesso nesse Campeonato que promete ser um dos mais disputados dos últimos anos.
“ A vontade de se preparar precisa ser maior do que a vontade de vencer”
Bob Knight