O jogo da TV da 12ª rodada da Superliga Argentina de Fútbol prometia grandes emoções e não decepcionou a torcida que esteve presente no CT Barcelos. A partida foi muito disputada e o River Plate saiu com a vitória por 3 a 1, tendo atuado com um jogador a menos durante os últimos 15 minutos.
Os atletas voltarão aos gramados somente daqui três semanas, devido a folga do campeonato. A 13ª rodada acontecerá no final de semana de 28 e 29 de julho.
Primeiro tempo
O equilíbrio na marcação foi o ponto forte do início da partida. Logo aos oito minutos, o Independiente teve o primeiro lance de perigo em jogada de bola parada. Jean cobrou escanteio da esquerda, Álvaro cabeceou para o gol, mas o goleiro Marcelo espalmou para fora. O Independiente teve outra chance clara aos 17 minutos. Da direita, Jean lançou a bola para Ritzmann, que ficou cara a cara com o goleiro, mas chutou para fora.
O primeiro lance do River Plate foi aos 23 minutos, quando Claudinho cruzou da direita, mas Wagner chutou em cima da zaga. No lance seguinte, Bico chutou da entrada da área e o goleiro Marcelo espalmou a bola por cima do travessão, evitando o gol do Independiente. E, aos 32 minutos, o River Plate abriu o placar com Fabio Galvão, que chutou rasteiro para iniciar a contagem no placar.
O Independiente não esmoreceu com o gol adversário e, aos 35’, Jean cobrou falta do meio e o goleiro Marcelo foi firme na defesa. Aos 39 minutos, Claudinho fez pênalti em Gaska. Jorginho cobrou a penalidade rasteira no canto direito do goleiro Marcelo para empatar a partida.
Segundo tempo
O River começou pressionando na segunda etapa. No primeiro minuto, Edi chutou de fora da área e o goleiro Gustavo defendeu. O Independiente respondeu aos seis minutos, quando Bico cobrou falta da esquerda, mas Jean chutou em cima da zaga. Três minutos depois, nova chance de Jean, que chutou de primeira para o gol, mas Marcelo novamente brilhou no gol do River.
Com bom volume de jogo, o Independiente quase virou o placar aos 18 minutos. Jean tocou para Ritzmann, que tocou para Gaska finalizar. Mas, em uma tarde de ótima atuação, o goleiro Marcelo defendeu a jogada.
E como já dizia aquele velho ditado de “quem não faz leva”, aos 21 minutos, o goleiro Gustavo fez pênalti em Wagner. O próprio Wagner cobrou a penalidade e a bola passou por baixo do goleiro Gustavo. 2 a 1 para o River Plate. Aos 28 minutos, Wagner ainda teve a chance de marcar o terceiro gol, quando mandou uma bola por cima do travessão.
Um minuto depois, Claudinho, do River, recebeu o segundo amarelo e acabou expulso. O Independiente ainda teve uma boa chance com Jean, que cobrou falta da esquerda para fora. A equipe de Jorginho pressionou para tentar empatar a partida, mas quem fez o terceiro gol foi o River. Barba desceu pela esquerda e chutou no canto esquerdo do goleiro para fechar o placar.
Vitória da superação
Na opinião de Du, que atuou como zagueiro na partida, a vitória do River Plate foi reflexo da superação da equipe. “Foi um jogo muito difícil, a gente estava sem alguns jogadores importantes. Quando o Claudinho foi expulso, a dificuldade foi maior, mas o Barba conseguiu dar um alívio para nós no final”, avaliou.
Para Novak, atleta do Independiente, a equipe precisa caprichar mais nas finalizações. “Faltaram os gols, a última bola, assim como aconteceu nos últimos jogos, não está entrando. Mas o time está consistente, temos um bom volume de jogo, já já a gente acerta e voltaremos a vencer”, analisou.
Resultados da 12ª rodada:
River Plate 3 x 1 Independiente
Gols: Fábio Galvão, Wagner e Barba (River)
Jorginho (Independiente)
Boca Juniors 2 x 2 Banfield
Gols: Tuy e Dioguinho (Boca)
João Paulo e Magrinho (Banfield)
Racing 2 x 5 Gimnásia
Gols: Miquelissa e Vina (Racing)
Saulo, Luciano Farias, Diego Elias, Gallo e Thomas (Gimnásia)
Huracán 5 x 0 Argentinos
Gols: Serginho (2) e Duda (3)
Newell’s 0 x 3 Vélez
Gols: Polaco (2) e Risada
San Lorenzo 1 x 3 Rosario Central
Gols: Vagner (San Lorenzo)
Zóio (2) e Zamorano (Rosario)
Lanús 0 x 3 Estudiantes
Gols: Mazzarotto, Marcão e Di