Notícias

09.02.24 | TRAC Comunicação

Gigantes da Espanha! La Liga Retorno Legal apresenta os times de 2024 

A temporada 2024 do Clube de Pais vai homenagear uma das principais ligas do mundo! No ano em que completa 45 edições, o campeonato terá como tema a primeira divisão da Espanha. E pela primeira vez, contará com naming rights: La Liga Retorno Legal!

A partir de 6 de Abril, 14 times lutarão pelo troféu. Antes, em 09 de Março, o tradicional draft do Clube de Pais vai definir quais serão os jogadores de casa equipe.

Enquanto isso, vamos conhecer um pouco sobre os clubes que farão parte de mais uma edição do campeonato que faz história todos os anos no futebol amador de Curitiba.

GRUPO A

VALENCIA – Capitão: Pedro Rossi

Fundado em 1919, o Valencia é uma das equipes mais tradicionais da Espanha. Seu primeiro período de glórias aconteceu nos anos 1940, quando conquistou três vezes o Campeonato Espanhol e duas vezes a Copa do Rei. Nos anos 1960, levantou duas vezes a Taça das Cidades com Feiras, precursora da Copa da UEFA.

Nos anos 2000, teve seus anos de maior destaque internacional. Chegou duas vezes seguidas à final da Liga dos Campeões da Europa e voltou a conquistar a Copa da UEFA. Craques brasileiros como Romário, Mazinho e Marcelinho Carioca já vestiram a camisa valacentista, mas o ídolo máximo do clube é o goleiro espanhol Santiago Cañizares.

No total, o Valência possui seis títulos nacionais. O último conquistado há vinte anos, em 2004. E se na Espanha está difícil levantar o troféu de novo. No Clube de Pais, os morcegos prometem muita luta para acabar com esse jejum.

REAL SOCIEDAD – Capitão: Celles

A história do Real Sociedad começa em cima das bicicletas. O clube da cidade de San Sebastián, no País Basco, foi fundado em 1909 com o nome de Unión Ciclista. Seu grande rival é o Athletic Bilbao, com quem disputa o famoso Derbi Basco.

Seu período mais glorioso foi o início dos anos 1980, com a conquista do bicampeonato espanhol, em 1981 e 1982. Mais recentemente, contou com craques como Xabi Alonso, Griezmann e Kovacevic.

Além de seus dois títulos do Campeonato Espanhol, a Real Sociedad também conquistou três vezes a Copa do Rei. Agora, La Real promete vir forte para colocar a taça do Clube de Pais na sua galeria.

RAYO VALLECANO – Capitão: Serginho

O Rayo Vallecano foi fundado em 29 de maio de 1924, no popular bairro de Vallecas, em Madrid. É um clube que se orgulha de suas origens operárias e atua também como uma fundação social, no apoio a iniciativas relacionadas ao esporte e à educação.

O Rayo foi o primeiro clube da Espanha presidido por uma mulher, Teresa Rivero, em 1994. E sua torcida é conhecida pela defesa de causas como a luta contra o racismo, a homofobia, a xenofobia e a desigualdade social.

Em campo, o Rayo teve sua melhor participação na liga espanhola em 2013, quando ficou na oitava posição. Entre seus jogadores mais famosos, estão o mexicano Hugo Sánchez, o argentino Hugo Maradona (irmão de Diego) e o chileno Jorge Valdívia. Agora, no ano do centenário, os rayistas querem triunfar no Clube de Pais.

LAS PALMAS – Capitão: Rodolfo

La Unión é, junto ao Tenerife, a grande responsável por colocar as Ilhas Canárias no mapa do futebol espanhol, com 35 participações na primeira divisão. Fundada em 1949, a equipe teve sua época dourada nos anos 1960 e 1970. Em 1969, chegou ao vice-campeonato.

No início dos anos 1980, o rebaixamento à segunda divisão deu início a uma longa crise, que quase levou à extinção do clube. Mas a partir de meados dos anos 2000, uma reestruturação levou o Las Palmas de volta a La Liga.

Enquanto no Campeonato Espanhol as maiores glórias do Las Palmas são quatro troféus da segunda divisão. No Clube de Pais, a equipe amarela promete ser uma das concorrentes pelo título máximo da La Liga Retorno Legal.

CELTA DE VIGO – Capitão: Murilo

Fundado em 1923, o clube da Galícia tem presença constante na primeira divisão espanhola. Porém, ainda está longe de conquistar o troféu. Sua melhor colocação foi o quarto lugar, em 1990 e 2004.

Ao longo de 100 anos de história, a temporada de maior destaque internacional do Celta foi 2017, quando chegou às semifinais da Liga Europa e foi superado pelo Manchester United.

Se na Espanha a conquista de um troféu de primeira divisão é um sonho distante para o Celta de Vigo. No Clube de Pais, o equilíbrio entre as equipes é uma marca registrada e tudo pode acontecer!

BARCELONA – Capitão: Villa

Símbolo da cultura catalã e bastião do bom futebol! A atualidade pode não estar à altura dos grande momentos da gloriosa história do Barça, mas camisa azul e grená representa sempre uma potência do mundo da bola.

Desde 1899, quando foi fundado, o Barcelona é a casa de grandes craques. Cruyff, Maradona, Stoichkov, Xavi, Iniesta, Romário, Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho, Neymar… A lista de gênios da bola que atuaram no Camp Nou é quase infinita.

A galeria de troféus conta três mundiais, cinco Ligas dos Campeões, 27 campeonatos espanhois, 31 Copas do Rei, entre muitos outros títulos.

No Clube de Pais, a honra e a reponsabilidade de representar tanta tradição será dos comandados do capitão Villa.

ATHLETIC BILBAO – Capitão: Zé Hidalgo

Orgulho do País Basco desde 1898, o Athletic é um clube singular. Para vestir sua camisa, todo atleta deve ter naturalidade ou ascendência basca. E tal restrição não impediu a equipe de Bilbao de se consolidar como um dos maiores clubes da Espanha.

O Athletic foi o primeiro time a vencer um campeonato em caráter nacional no país: a Copa Nacional de 1902. É o segundo maior vencedor da Copa do Rei, com 23 títulos, atrás apenas do Barcelona. E venceu oito vezes o Campeonato Espanhol.

Os últimos troféus nacionais foram erguidos em 1984. Trinta anos de depois, o objetivo é sair da fila, pelo menos no Clube de Pais!

GRUPO B

VILLAREAL – Capitão: Lucas Haus

O Submarino Amarelo quer conquistar no Clube de Pais um feito que nunca conseguiu do outro lado do oceano: o troféu de La Liga. Fundado em 1923, o clube lutou por décadas para chegar à primeira divisão, o que só conseguiu em 1998.

O título nacional ficou próximo em 2008, quando o time de Diego Godín, Marcos Senna, Edmílson, Joseba Llorente e Juan Ramón Riquelme chegou ao vice-campeonato.

A maior conquista da história da equipe de Castellón é recente e internacional. Em 2021, conquistou a Liga Europa, ao eliminar o Arsenal nas semifinais e superar o Manchester United em uma final decidida nos pênaltis, por 11 a 10.

SEVILLA – Capitão: Falavinha

As conquistas internacionais são o grande orgulho do time da Andaluzia. Afinal, o Sevilla é o maior campeão da história da Liga Europa da UEFA, com sete taças conquistadas. Inclusive a do ano passado, em decisão contra a Roma de José Mourinho.

Mas no Campeonato Espanhol, apenas uma vez o troféu foi para o estádio Sánchez Pizjuán, na longínqua temporada de 1945-1946. Um tabu que craques como Sergio Ramos, Ivan Rakitic, Jesus Navas, os brasileiros Luis Fabiano, Julio Baptista e Renato e até mesmo Diego Maradona não conseguiram quebrar.

Agora, 134 anos após sua fundação, em 1890, os sevillistas querem repetir o feito no campo do Colégio, com a conquista da La Liga Retorno Legal.

REAL MADRID – Capitão: Saldanha

Está na Espanha a maior máquina de colecionar troféus da história do futebol mundial. São 35 Campeonatos Espanhois, 20 Copas do Rei, assombrosas 14 Ligas dos Campeões e nada menos do que oito mundiais, apenas para ficar nas principais conquistas.

De Di Stefano a Cristiano Ronaldo, vários dos maiores nomes do esporte vestiram a famosa camisa branca, desde 1902.

No Clube de Pais, já ficou provado que camisa não ganha jogo. E muito menos campeonato. Mas o capitão Saldanha vai assumir a missão de fazer dos merengues campeões também no campo do Colégio.

MALLORCA – Capitão: Ângelo

O time das Ilhas Baleares foi fundado em 1916 e tem como grande conquista o título da Copa do Rei, em 2003. No Campeonato Espanhol, as melhores campanhas do Mallorca aconteceram em 1999 e 2001, quando ficou com o terceiro lugar.

Entre os jogadores que vestiram a camisa vermelha ao longo da história estão Palhinha, Felipe Melo, Cléber Santana, Giovani dos Santos, Martín Liguera e Samuel Eto’o.

Agora, o capitão Ângelo vai comandar os piratas em busca de uma conquista além-mar, na La Liga Retorno Legal, do Clube de Pais.

GETAFE – Capitão: Risada

Fundado em 1983, o Getafe é o clube mais novo de La Liga. Em 41 anos de história, teve como melhor resultado a quinta posição no Campeonato Espanhol de 2019.

O time da região metropolitana de Madri tem entre os maiores ídolos de sua história o goleiro Caballero, os atacantes De la Red e Roberto Soldado e o arqueiro argentino “Pato” Abbondanzieri.

No campeonato do Clube de Pais, os azulones querem fazer história e triunfar sobre os principais clubes de La Liga Retorno Legal.

REAL BÉTIS – Capitão: Pelucio

O verde e branco de Sevilla carrega consigo uma tradição de 116 anos. Fundado em 1907, por estudantes universitários, o clube se tornou o grande rival do Sevilla, com quem disputa as preferências dos torcedores da capital andaluza.

A grande glória do Bétis foi conquistada em 1935, quando o time se sagrou campeão espanhol. Outros feitos históricos foram os títulos da Copa do Rei em 1977, 2005 e 2022.

No Brasil, os verderones ficaram famosos em 1998, quando contrataram o atacante Denilson junto ao São Paulo por 32 milhões de dólares, na maior transação da história do futebol brasileiro até então.

Agora, chegou a hora de lutar para colocar a bandeira no topo do pódio do Clube de Pais.

ATLÉTICO DE MADRID – Capitão: Beto

A fundação do Atleti, em 1903, teve como inspiração o Athletic de Bilbao, através de estudantes bascos que viviam na capital espanhola. Desde então, os colchoneros se tornaram o terceiro clube mais vitorioso do país.

Possui 11 títulos do Campeonato Espanhol, o último deles conquistado em 2021. Também conta em sua galeria com um Mundial, três troféus da Liga Europa e dez Copas do Rei. Entre os maiores ídolos da torcida estão astros como Luis Aragonés, Luís Pereira, Leivinha, Diego Simeone, Fernando Torres, Diego Costa, Sergio Aguero e Antoine Griezmann.

Sob o comando do capitão Beto, os Rojiblancos lutarão para mostrar que podem fazer bonito também no Clube de Pais.

« Voltar para Notícias
Deixe seu Comentário