Equipes

Juventus

Juventus Football Club (em latim: iuventude, pronunciado: juˈvɛntus), é um clube de futebol italiano, também conhecida como Juventus de Turim, Juve ou ainda A Velha Senhora (em Italiano La Vecchia Signora). A Juve é a maior detentora de scudettos do futebol Italiano com 35 títulos internos e é também o clube italiano com mais títulos oficiais se somados os títulos nacionais, internacionais e continentes (68 no total). É um dos clubes mais tradicionais e relevantes do mundo, tal qual conquistou todos os títulos do seu continente, feito alcançado por poucos clubes.

Embora não se use no Italiano a letra “J”, o clube tem seu nome começando com tal letra, pois a mesma existe e é bem usada em Piemontês.

Fundado no dia 1 de novembro de 1897, a Juventus é o clube de futebol mais bem sucedidos da Itália[8] e, historicamente, também um dos clubes mais bem-sucedidos do mundo, é o quarto maior ganhador europeu e oitavo no mundo com conquistas internacionais (11) reconhecidas pela UEFA e FIFA.

A Juventus é considerado pela IFFHS como o melhor clube italiano do século XX e segundo na Europa entre 1901 e 2000. Foi o primeiro clube a ter ganho todos os três principais troféus europeus de clubes, a Liga dos Campeões, a Copa UEFA, e a Recopa Europeia, uma façanha alcançada somente por mais três clubes, o Ajax, dos Países Baixos, o Bayern Munique, da Alemanha, e o Chelsea, da Inglaterra e é atualmente a única equipa do mundo a ter ganho todas as competições oficiais possíveis a nível confederal.

Com base nos resultados de uma pesquisa da empresa conduzida Demos & Pi em setembro de 2011, a Juventus é a maior torcida na Itália, tendo ganho a preferência de 76,2% da amostra. No nível continental, a Juventus é a décima entre as equipes com mais torcedores na Europa, com cerca de 13,1 milhões, conforme demonstrado por um estudo publicado pela empresa alemã Sport+Markt, em setembro de 2010.

A Juventus foi uma das fundadoras do extinto G-14, um grupo que representa os dezoito principais clubes da Europa, e também é um dos membros fundadores da Associação Europeia de Clubes que substituiu o G-14.

O clube foi eleito pela FIFA o 7° maior clube de futebol do século XX e o primeiro entre todos os clubes italianos.

Atletas

Barba
Djonathas
Fábio Saldanha
Guilherme Gusso
Hayashi Jr
Jorge Galã
José Willian
Lorenzo
Maradona
Marcelo Hayashida
Maurício Fowler
Murilo Miahira
Nilton Favarim
Pupo
Tony
Vinicius Ratzke
Zé Maranhão